Feridas, Lesões ou Úlceras
ÚLCERAS VENOSAS/VARICOSAS
O tratamento da úlcera venosa envolve tanto medidas para melhorar o retorno do sangue ao coração, bem como cuidados locais com a ferida.
O objetivo do tratamento é a cicatrização da lesão e evitar recidivas futuras.
O tratamento deve ser realizado em equipe: Paciente-Família, Médico Vascular, Enfermeiro, entre outros profissionais, sempre focado na resolução do problema.
A terapia compressiva é fundamental no tratamento da úlcera venosa, sempre deve estar associado ao tratamento local da ferida, hoje existem inúmeras possibilidades de curativos, que são indicados dependendo do aspecto da úlcera.
ÚLCERA DO PÉ DIABÉTICO
A doença do pé diabético é uma complicação comum e devastadora do diabetes mellitus.
A ulceração do pé diabético tem uma incidência anual de 2,2%, enquanto o risco ao longo da vida de desenvolver ulceração do pé entre pessoas com diabetes chega a 34%.
Infelizmente, mesmo após a cicatrização bem-sucedida de feridas, as taxas de recorrência de úlceras do pé diabético chegam a 40% em um ano.
A maioria das amputações começa com úlceras e pode ser prevenida com bons cuidados com os pés e triagem para avaliar o risco de complicações nos pés.
LESÃO POR PRESSÃO
As Lesões por pressão na maioria das vezes podem ser evitadas, porém existem algumas ocasiões que mesmo utilizando medidas de prevenção, as condições fisiológicas do paciente tornam as lesões inevitáveis.
Pessoas com sensibilidade diminuída, mobilidade prolongada ou acamadas, com idade avançada são as mais susceptíveis à desenvolver Lesões por pressão.
​
A prevenção da lesão por pressão buscar reduzir a exposição aos fatores extrínsecos.
As ações de prevenção devem ser realizadas e qualquer alteração na pele deve ser comunicada ao profissional de saúde (enfermeiro ou médico)
LESÃO POR FRICÇÃO OU SKIN TEARS
A lesão por fricção (LF) é uma ferida rasa, limitada à derme (camada profunda da pele). Tais lesões podem ocorrer devido à força de cisalhamento, atrito ou a um trauma sem corte, fazendo com que a epiderme se separe a partir da derme.
As lesões por fricção ocorrem principalmente nos membros superiores e inferiores de pessoas idosas. Em crianças os adesivos médicos (esparadrapo, micropore...) estão entre as principais causas.
Se você já teve esse tipo de lesão ou conhece alguém, nós temos os melhores tratamentos para essas lesões.
ÚLCERAS ARTERIAIS
As úlceras arteriais são lesões de pele causadas por problemas na circulação sanguínea. Surgem nos membros inferiores (geralmente, próximo à canela), são dolorosas e de difícil tratamento. A origem desse tipo de úlcera está atrelada a complicações na circulação.
​
É preciso muita atenção, pois, apesar de ter causas muito parecidas se comparadas às úlceras venosas, o tratamento é diferente.
Ou seja, o diagnóstico influencia diretamente no processo de cura da lesão e, se feito erroneamente, pode acarretar em graves consequências.
FERIDAS CRÔNICAS OU COMPLEXAS
As feridas crônicas apresentam o processo de cicatrização lento, gessas feridas geram impacto econômico e social aos serviços de saúde,bem como trazem implicações na vida da pessoa que apresenta tal problema e sua família.
As Lesões por Pressão (úlcera), Pé Diabético e as Úlceras Vasculogênicas são os principais tipos de feridas que apresentam falha no processo de cicatrização, por diversos fatores.
O avanço científico e tecnológico trouxe transformações na área da assistência à pessoa com ferida crônica.
Hoje possuímos Diretrizes que objetivam assegurar uma assistência às pessoas com feridas crônicas, todas essas Diretrizes são Baseada em Evidencias Cientificas.
FERIDAS NEOPLÁSICAS
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas.
As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural.
As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente predeterminadas, estando ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
As feridas neoplásicas são formadas pela infiltração das células malignas do tumor nas estruturas da pele.
São caracterizadas principalmente por progressão rápida e inviabilidade de cicatrização, hemorragias, odor fétido, exsudato abundante, alto risco para infecção, alto risco para miíase, presença de necrose tecidual, dor, prurido e agressão do tecido saudável perilesional
A conduta terapêutica deve ser ajustada às características dalesão, obedecendo aos princípios de cuidados com feridas.
QUEIMADURAS
A Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros.
Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros.
Elas podem ser de :
1º grau: atingem as camadas superficiais da pele.
2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele.
3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos.
O Tratamento adequado promove uma cicatrização mais rápida, e um melhor resultado estético na cicatriz.
​
No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.
FERIDAS TRAUMÁTICAS
A ferida traumática consiste em uma lesão causada de maneira aguda, gerando uma quebra da barreira sadia da pele colocando em contato o meio interno do organismo com o meio externo. As lesões são causadas por acidentes, tais como cortes com objetos tipo faca, louça, pedaços de metal, latinhas de comidas e bebidas, ferramentas, dentre outros.
​
Também podem ocorrer por acidentes abrasivos, queimaduras ou até mesmo em situações mais graves como fraturas em que a energia do trauma é suficiente para que a fratura seja considerada exposta, quando há a quebra da barreira da pele expondo o osso ao meio externo.
​
Abrasões, são tipos de feridas traumáticas mais leves, porém bastante dolorosas. São caracterizadas pela lesão da pele, normalmente pelo atrito com o meio do acidente.
​
Penetrantes: São feridas causadas por objetos pontiagudos, que perfuram e penetram no tecido humano podendo causar grandes danos. Itens como pregos, facas, agulhas, vidros, pedaços de madeiras e metal em geral são os mais comuns de protagonizarem esse tipo de acidente.
FERIDAS CIRÚRGICAS
A deiscência da ferida operatória é uma complicação pós-operatória que envolve a abertura do local da incisão cirúrgica.
Apesar do maior conhecimento sobre o processo de cicatrização de feridas, a deiscência da ferida operatória pode aumentar o tempo de internação hospitalar e as taxas de reoperação.
Vários estudos investigaram fatores de risco que causam deiscência de ferida. Pacientes com mais de 65 anos têm maior probabilidade de desenvolver deiscência da ferida devido à deterioração no mecanismo de reparo tecidual em comparação com pacientes mais jovens.
A presença de fatores de risco que aumentam a pressão intra-abdominal, como distensão abdominal, tosse excessiva, vômitos e constipação aumentam a possibilidade de deiscência da ferida após a cirurgia.
A infecção da ferida é o fator mais relevante para ocorrência de deiscência de ferida operatória.
DERMATITE
A Dermatite Associado à Incontinência (DAI) é caracterizada por lesões avermelhadas com ou sem erupções cutâneas, erosão da epiderme e aparência macerada que ocorre devido ao contato da pele perineal, perianal e adjacências
com urina e fezes.
A Dermatite pode ocorrer tanto nos recém-nascidos como em idosos.
O tratamento da dermatite deve ser feita com produtos específicos. Podemos associar o uso do Laser, que vai trazer benefícios como alívio da dor, diminuição da resposta inflamatória e promover uma cicatrização mais rápida.
FISSURA MAMÁRIA
Fissuras Mamárias é uma das intercorrências mais comuns do aleitamento materno, elas podem ser dolorosas e muitas vezes são motivos das mulheres desistir de amamentar seus bebês.
A causa mais comum da fissura mamária se deve por posicionamento e pega inadequados. Outras causas incluem mamilos curtos/planos ou invertidos, entre outras.
O tratamento das Fissuras Mamárias deve ser feito com a correção dos fatores causais, orientações a mãe e também com auxilio da Laserterapia, que é capaz de promover a cicatrização, analgesia e modular a inflamação. Poucas aplicações já permitem o reestabelecimento da amamentação.